top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Mobilidade Acadêmica 2020

  • Christiane de Souza Santos
  • 3 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de nov. de 2020

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Brasil X Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) - Portugal



Por Christiane de Souza Santos

Acadêmica 8º Período Bacharelado em Administração

IFNMG – Campus Pirapora



A busca pela vivência em um programa de internacionalização em ambiente acadêmico faz parte dos objetivos recentes de uma nova trajetória de vida recém-construída.

Durante todo o percurso acadêmico no IFNMG – Campus Pirapora, participei ativamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa é a minha segunda graduação e como uma estudante na casa dos 30 anos, todo o curso se desenvolveu numa perspectiva bem diferente da vivenciada no curso de Licenciatura em Geografia, cursado na UNIMONTES nos anos 2000.

A viagem teve a duração total de 15 (quinze) dias, desde a saída do Brasil, até ao retorno. A chegada a Lisboa já mostrava um mundo todo novo, amostra de toda a riqueza cultural que teríamos contato. Durante o período de atividades no IPP, tivemos acesso à estrutura física e administrativa da instituição, por meio de da participação nos semana “Dias abertos” do IPP, oportunidade para realização de visitas, contato com os coordenadores de curso e professores para apresentação das perspectivas dos cursos ofertados (licenciaturas, mestrados e doutorados), bem como as possibilidades de empregabilidade no contexto da União Europeia.

A experiência trouxe muitos desafios, desde a diferença de temperatura, alimentação, moeda, cultura e a pandemia da COVID-19. Felizmente, todos foram devidamente vivenciados e superados. Enquanto discente, viver a experiência da mobilidade acadêmica internacional me trouxe grandes indagações sobre o futuro do ensino no país, inovação e necessidade de trabalhar para o desenvolvimento da Instituição e da comunidade em seu entorno. Pessoalmente, outras questões foram suscitadas, no sentido de que, é preciso viver a experiência, para que o “eu” se fortaleça, chamado atenção para as inúmeras realidades existentes além do conhecido, e necessidade de vivenciá-las. Certamente, uma experiência para a vida.





2 comentarios


Gilmara Rodrigues Casagrande
Gilmara Rodrigues Casagrande
19 oct 2020

Que lindo relato, Christine!! A sua experiência mostrou para todas as pessoas que pretendem fazer um intercâmbio, que não é a idade, a distância ou a dificuldade da língua, dinheiro que dificultam a saída de um aluno, mas o é empenho na preparação curricular, além muita vontade. É uma possibilidade para todos!

Me gusta

Roberta Silva Santos roberta.santos
Roberta Silva Santos roberta.santos
15 oct 2020

Ahh Cris, você uma inspiração! Acreditou que era possível e não mediu esforços para conquistar seu objetivo. Certamente deve ter recebido críticas, mas com certeza as motivações foram maiores o que te proporcionou uma experiência riquíssima. Não é mesmo?

Me gusta
bottom of page