top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Preparação para o Processo Seletivo - Relato

  • Danley Freitas Gonçalves
  • 3 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Quero me preparar para Mobilidade Internacional do IFNMG, o que devo esperar do processo seletivo?


Entenda quais são os critérios e cobranças para conseguir uma viagem para fora do país.


Por Danley Freitas Gonçalves


Você viu seu colega de campus viajando para fora do país e pensou: “Que sortudo! Quem me dera conseguir ir também, mas deve ser difícil demais, não é pra mim! ”. E o que eu tenho para te dizer é que não, não é tão difícil assim. Basta estar preparado quando a oportunidade chegar. E pensando nisto, nós, do Blog Crinter fizemos um levantamento do que se cobrou nos dois últimos editais e um pouco da experiência pessoal dos que vos escreve. Então, se liga no texto abaixo que vai estar bem explicadinho para facilitar seu caminho até a Mobilidade Internacional!

Vale ressaltar aqui que os editais não são e dificilmente serão iguais com o do ano anterior. Porém como primeiro ponto a ser levantado de similaridades é a necessidade do Inglês. Para estudantes do ensino médio, isso geralmente se resolve com uma declaração do seu professor de inglês. Já para estudantes do Ensino Superior você precisará provavelmente de um certificado para se tornar apto.

Na questão das documentações necessárias, é comum ser solicitado histórico escolar e comprovante de matrícula. Como estes itens dependem da secretaria do seu campus, deve ser os primeiros a serem solicitados, pois podem demorar algum tempo para ser feito. A dica aqui é solicitar sempre que começar um período para sempre ter um guardado, caso não faça isso, converse com o colaborador da secretaria que se trata de um pedido para edital que eles conseguem priorizar. Outro item importante que vocês podem deixar adiantado é seu currículum lattes, embora o nome assuste, é só uma plataforma simples que você monta seu currículo com todas as atividades que você já fez. Existem diversos vídeos ensinando como criar um destes, vou deixar um deles abaixo, mas você pode pedir ajuda a um professor ou colega também. Este currículo é muito importante e você vai utilizá-lo durante toda sua vida acadêmica.



Conforme for preenchendo seu currículum lattes, é interessante aproveitar e organizar todos os seus certificados em uma pasta, seja ela digital ou física. Isto porque você sempre vai precisar comprovar os itens que você declarou ter. E já que estamos falando de itens do lattes, vamos falar um pouco da pontuação.

Geralmente, o peso de histórico e currículo lates fica por volta de 25% a 30% da pontuação total somando os dois, o que é um alívio, porque a realidade da maioria é de não ter muitas produções científicas, o que acaba equiparando a maioria, então não se preocupe se você estiver achando seu currículo meio pequeno. Mas também é sempre bom estar participando de cursos, palestras e sendo voluntário em projetos de pesquisa, extensão e monitoria, procure um professor que certamente ele terá trabalho para você.

Os demais pontos serão preenchidos com pré-entrevista e entrevista. Ambas são muito parecidas, a diferença aqui é que a primeira será feita em seu campus e a segunda será no prédio da reitoria, e apenas esta última etapa é realizada fora do seu campus. Isso é bom porque você só vai gastar dinheiro com a viagem até Montes Claros quando realmente estiver próximo de conseguir seu intercâmbio. Essas entrevistas são parte em inglês e parte em português, e é nesse momento que você tem a oportunidade de mostrar quem você é. Então, treine bastante conversar em inglês, busque se conhecer e tente não ser muito “mecanizado” durante a conversa que vai dar tudo certo!

Lembre-se! Os entrevistadores querem ver uma pessoa segura e carismática na entrevista, para ter certeza que está enviando alguém que vai ter a melhor vivência possível em contato com estrangeiros.

Bom pessoal, espero que estas dicas sejam úteis e que vocês consigam a tão sonhada Mobilidade Acadêmica Internacional! Recomendo ler todos nossos artigos para saber dicas de quem já foi aprovado para intercâmbio do IFNMG. Até a próxima e Sucesso!



1 Comment


Roberta Silva Santos roberta.santos
Roberta Silva Santos roberta.santos
Oct 15, 2020

Excelente Danley! Muitos alunos sonham em realizar a mobilidade internacional, mas deixam seus sonhos serem interrompidos devido a imposição de um simples processo seletivo. O próprio processo seletivo já é uma mobilidade, já que o aluno tem que se mover e correr atrás da documentação e assim enfrentar os desafios.

Se não conseguir da primeira vez, tente a segunda, a terceira.... mas não desista.

Parabéns pelo seu relato!!


Like
bottom of page