top of page
  • Danley Freitas Gonçalves

Por onde começar a treinar seu inglês para uma boa conversação?

Você tem o inglês do ensino médio ou de um curso básico, mas sente que não consegue deslanchar no entendimento e conversação da língua? Então esse artigo é para você!


Por Danley Freitas Gonçalves


O primeiro contato com a língua inglesa geralmente é sempre a mesma coisa, começa com poucas palavras sobre cores, objetos e frutas. Aí chegamos no ensino médio e somos bombardeados de gramática, o famoso “verbo to be”, algumas atividades de tradução de texto e é isso. Estamos com 3 anos de estudo de inglês, mas incapazes de receber uma instrução sobre como chegar em tal rua ou pedir o lanche que queremos para um nativo de língua inglesa. O que nos falta para que consigamos interagir?

Primeiramente já deixo claro que estudar a gramática e a tradução são atividades extremamente enriquecedoras e essenciais, que ajudam a aumentar seu vocabulário e ter o primeiro contato com a língua. Mas é sempre necessário ir mais a fundo, e esta viagem o estudante deve procurar fazer por si só quando não é feito em sala de aula.

Mas por onde começar?


Com a popularização da internet, serviços de streaming e a democratização da informação, o que não falta são opções, e estas devem ser de acordo com o que você gosta de fazer no seu tempo livre e não existe exatamente uma fórmula perfeita. Se você gosta de aproveitar seu tempo livre no Instagram, siga algumas pessoas ou páginas de temas que você gosta que tem como língua nativa o inglês.

Conteúdo de moda, notícias, movimentos sociais e até notícias internacionais são facilmente encontrados. Então, sempre que estiver no Instagram e essa pessoa ou página aparecer no seu feed, busque ler, ouvir e entender tudo que está sendo dito, vale também passar um tempo lendo comentários e curtir para que o Instagram entenda que você gosta do conteúdo e te mande mais desta pessoa ou do tema. Como resultado, você verá um conteúdo que te interessa, de um segmento que você conhece em português, vai apender o vocabulário em inglês dele, vai treinar ouvir o sotaque da pessoa e vai aprender um pouco das gírias de internet do seu ciclo de interesse, tudo isso em seu momento de lazer, sem aquela tradicional separação de tempo entre estudo e descanso.

Caso você goste de assistir vídeos e séries, uma ótima dica é assistir series que você já viu anteriormente, porém em inglês com legendas em inglês. Aqui funciona da seguinte maneira, você já sabe o que aconteceu, então você não vai ficar focando em entender todas as palavras, mas vai pegar poucas palavras que ouviu e leu e começar a identificar ao mesmo tempo a pronúncia, a leitura e o que quer dizer em português. Caso queira acelerar o processo de melhora do vocabulário, pode anotar algumas palavras que nunca ouviu e ao fim do momento de lazer, pesquisá-las. Rever episódios favoritos algumas vezes também ajudam muito.

Mas caso não tenha um serviço de streaming pago, você pode procurar conteúdo no próprio Youtube, busque por animações infantis, conteúdo voltado para criança ou vídeos sobre debate de assuntos que te interessam, porém esse último pode ser mais frustrante, pois os apresentadores nem sempre tem uma pronúncia clara.

As opções são diversas, mas a grande dica aqui foi praticar e treinar enquanto está em lazer para que seu cérebro aprenda enquanto descansa. Com os primeiros sinais de evolução, que não devem demorar para vir, a sensação de felicidade em entender é incrível e valerá a pena.


Espero que tenham gostado, até a próxima!

30 visualizações
bottom of page